Segurança, ética e higiene no trabalho

Quando o assunto é trabalho, várias questões precisam ser levadas em conta. Falaremos sobre a importância da segurança, a higiene e sobretudo a ética no exercício das funções.

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O ambiente de trabalho é marcado por muitos contrastes e não poucas as vezes é marcado por acirrada disputa ou por forte colaboração. As pessoas tem grande preocupação, afinal, elas dependem do trabalho, do salário e portanto é um assunto de grande interesse coletivo.

Competição ou colaboração? Como deve ser a ética no ambiente de trabalho? o que nossa higiene e a higiene em geral tem a ver com isso, bem como os aspectos ligados à segurança?

Para que qualquer trabalho possa acontecer com sucesso, alguns aspectos são importantes, que funcionam como pilares para permitir a atividade e desenvolvimento de todos os profissionais assim como sua integridade física, moral e psicológica e dos equipamentos utilizados. Essas três colunas principais são: Segurança, Higiene e Ética.

As três condições descritas acima interligam entre si e influenciam diretamente a execução da outra. Conheça um pouco mais sobre esses três conceitos e algumas formas de cultivá-los no trabalho:

Segurança

Segurança no trabalho

A Segurança no trabalho possui um valor inestimável para a sua execução. Infelizmente, muitas empresas ainda acreditam que investir em segurança não é algo tão necessário e, muitas vezes, um gasto dispensável, porém, ela garante que, não somente o trabalho seja executado, mas evita prejuízos financeiros e até mesmo imensuráveis, como a vida de uma pessoa.

A segurança não tem função única de evitar acidentes, mas também possibilita sua organização, aumenta a produção e garante uma melhoria nas relações entre funcionários e chefia. A segurança engloba a manutenção dos equipamentos, capacitação de funcionários, organização de espaço, utilização de equipamentos de segurança, sinalização e, é claro, práticas de higiene.

Higiene

Higiene no trabalho

Higiene é fundamental não somente no trabalho, mas em todos os ambientes e relacionamentos para garantir não somente a integridade física dos locais e objetos, como também a saúde e o bem-estar das pessoas. Muitas pessoas acreditam que a higiene é obrigação somente dos funcionários que utilizam as instalações da empresa, porém, essa prática é de responsabilidade de todos, inclusive da própria organização.

A empresa deve garantir que seja possível a prática da higiene no ambiente de trabalho, através do fornecimento de equipamentos, produtos e equipe de limpeza periódicos, conscientização de todas as pessoas sobre as melhores formas de manuseio, sinalização, organização e mesmo em regras de conduta. Os funcionários, por sua vez, cuidam de si e da manutenção dos espaços.

Ética

Ética no trabalho

A ética profissional é a parte mais importante em qualquer relacionamento, e ela é de obrigação individual de todas as pessoas, independente de função, hierarquia ou da conduta de outros. Ter ética profissional significa cultivar a transparência, idoneidade, responsabilidade social, respeito, prudência e honestidade em todas as decisões e atos.

Atualmente, cada profissão possui o próprio código de ética profissional, que normatiza algumas questões e fornece orientações, porém, todas elas baseiam-se nos princípios descritos acima.

Ter ética no trabalho garante não somente o pleno funcionamento deste, mas também a saúde física, moral e psicológica a todas as pessoas e implica, inclusive, o combate a abusos físicos e morais, principalmente esses últimos, tão comuns nas relações de trabalho.


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