Recursos humanos. Admissão, demissão e gestão de pessoas

Perguntas e respostas sobre recursos humanos e como se divide a gestão de pessoas. Como funcionam os processos de admissão e demissão e as obrigações do profissional que atua na área de RH. Veja aqui explicações

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O que são Recursos Humanos?

O termo ‘Recursos Humanos’ foi inventado no Reino Unido, ano de 1900, por líderes de grandes empresas – tais como a Reckitt Benckiser, Nestlé e Cadbury.

A área de recursos humanos tem como principal função o cuidado com as demandas do funcionário em empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Não a toa, o setor de RH, como também é chamado, é uma peça fundamental para o sucesso da empresa, já que ele se responsabiliza pela gestão de funcionários, relacionamentos internos e pelo próprio recrutamento.

Entre as principais áreas de atuação do profissional de recursos humanos podemos destacar:

É parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas,executando-se apenas aquelas de porte muito pequeno. Nesses casos,quase sempre a rotina do departamento de pessoal é descrita pelo escritório de contabilidade pela empresa. Em todos os outros casos, recursos humanos é imprescindível para o bom funcionamento dos negócios.

Recursos humanos

Como funcionam os processos de admissão e demissão?

Uma das principais funções dos recursos humanos é gerir os processos de admissão e demissão de funcionários. Geralmente ele ocorre da seguinte maneira: o responsável pelo setor da empresa decide pela contratação ou demissão de um funcionário e entra em contato com os Recursos Humanos, que por sua vez, realizará o procedimento na prática.

A admissão envolve desde a elaboração do perfil da vaga em conjunto com o setor requisitante, divulgação da vaga, seleção, a contratação do candidato dentro das normas trabalhistas e a integração do funcionário dentro da empresa,treinando,acompanhando e supervisionando.

A demissão envolve os procedimentos previstos em lei,incluindo cálculos de rescisão, homologação, ou seja, representação da empresa aos órgãos da justiça do trabalho ou sindicatos.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma das principais atividades realizadas pelos Recursos Humanos. Ela engloba, entre outros: gerenciamento de benefícios e salários; desenvolvimento de competências/habilidades dos funcionários; análise do desempenho de equipes; garantia de pagamento dos pisos salariais; colheita de feedbacks; incentivo aos funcionários; organização de eventos de segurança do trabalho e ponte entre o funcionário, sindicato e empresa.

A gestão de pessoas se divide em:

Qual é a função do profissional de RH da empresa?

O RH da empresa é, basicamente, uma ponte entre os funcionários de cada setor, seus superiores e seus sindicatos. Não à toa, o profissional da área deve ter noções aguçadas de comunicação empresarial, contabilidade, matemática financeira, direitos trabalhistas, psicologia organizacional e administração.

Algumas características que devem ser encontradas em profissionais de recursos humanos são: consciência comercial, objetividade, capacidade para trabalhar em equipe, habilidades de comunicação, paciência, discrição e habilidades numéricas.

Controle da frequência e pontualidade do funcionário, cálculos do salário e benefícios, folha de pagamento, férias, 13º salário, necessitando de constantes atualizações trabalhistas. Outra rotina é treinar e orientar a força de trabalho para função, aperfeiçoamento ou revisão de conhecimentos de interesse da empresa.

Por Redaweb e redação


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