O que é promotor de Justiça e oficial de justiça. Formação e profissão
Perguntas e respostas sobre a profissão de Promotor de Justiça e Oficial de Justiça. Quais características são fundamentais destas profissões e qual formação obrigatória para este cargo ou profissão.
O que é um promotor de justiça?
Os promotores de Justiça são agentes públicos que tem como principal tarefa a defesa pública da sociedade. Eles atuam como verdadeiros fiscais da lei, sendo que podem entrar com ações em defesa de indivíduos e com a condução de processos/inquéritos para investigação de uma série de crimes, assim como desvio de dinheiro público, corrupção, roubos e outros.
A que estão integrados os promotores da justiça?
O promotor da justiça faz parte do MPE – Ministério Público Estadual, atuando nas mais variadas e extensas varas, tanto cíveis quanto criminais do estado ou município.
Os promotores de justiça se responsabilizam pela punição e pela apuração de crimes regionais, assim como os cometidos por governadores, prefeitos e até mesmo por empresas privadas, como é o caso daquelas que praticam a sonegação de impostos, por exemplo.
Além desse órgão, ou seja, de sua atuação na Justiça comum, os promotores também podem atuar na justiça especial, como é o caso da Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar.
Quais características são fundamentais?
O profissional promotor de Justiça precisa ter um grande poder de argumentação, o que também envolve o domínio da comunicação, tanto oral como escrita.
Conhecimentos gerais, especificadamente de filosofia, sociologia, lógica, política e economia também são fundamentais para essa tarefa. Hoje o domínio de línguas estrangeiras também é totalmente indispensável para essa tarefa, uma vez que ela pode se tornar essencialmente internacionalizada.
Há alguma formação obrigatória?
Para se tornar um promotor de justiça, o indivíduo precisa também de formação superior no curso de direito, além de dois anos já formado com idoneidade moral comprovada, ou seja, nenhum problema com a justiça.
Para se tornar um promotor de justiça o indivíduo também precisa passar por um grande e extenso processo seletivo, sendo um dos mais rigorosos concursos públicos nacionais. A avaliação envolve provas discursivas, objetivas e orais.
Principais atividades desempenhadas
Os promotores de justiça atuam, de uma forma geral, na promoção de inquéritos civis, ou seja, na criação de ações civis públicas especialmente para proteger patrimônios públicos e sociais. Após dado o início à ação penal, eles reúnem as provas e denunciam criminosos para a justiça federal.
O que é um Oficial de Justiça?
É um agente que atua junto ao Poder Judiciário. Ele é um servidor público auxiliar e permanente vinculado diretamente ao Tribunal de Justiça. Isso diferencia o Oficial de Justiça de profissionais como o escrivão, contador judicial e o depositário.
O que um Oficial de Justiça faz?
Ele exerce funções externas ao juízo, como, por exemplo, comunicação ao réu sobre uma ação ajuizada contra ele (a intimação) e apreensão e penhora de bens (constrição judicial). Além disso, o Oficial de Justiça possui a responsabilidade de manter a ordem e o bom andamento de audiências, tendo a autorização de ser coercitivo a réus em determinados casos. Ele precisa regular a tramitação de processos importantes para a justiça, garantindo a resolução de conflitos entre a população.
De quem parte as ordens?
O Oficial de Justiça executa ordens emanadas de juízes, chamadas “mandados judiciais”. Devido à função de realizar mandados judiciais expedidos por magistrados, é considerado “a longa mão do juiz”. Entre as competências de um oficial estão citações, intimações, penhoras, prisões, reintegrações de posse e bens móveis e imóveis, arrestos, despejos compulsórios, busca e apreensão de bens e pessoas, emissões ou manutenções de posse, despejos, conduções coercitivas, entre outras.
Como é a remuneração?
O salário de um Oficial de Justiça não é fixo. A formação técnica do profissional, que varia dependendo do estado, influenciará no seu ganho. Alguns estados exigem que o candidato ao concurso público tenha formação em Direito, outros permitem que qualquer graduado de nível superior se inscreva e outros liberam inscrições para quem não possui especialidade alguma. Inicialmente, um profissional pode ganhar cerca de 2 mil reais, como em Minas Gerais, ou mais de 8 mil, como no Paraná.
Como se tornar um Oficial de Justiça?
É necessário fazer um concurso público para ser submetido na profissão. Primeiramente, o candidato precisa ter os requisitos básicos, por exemplo, ser formado em Direito se o certame assim exigir. Não há datas fixas para concursos, então é necessário monitorar os sites dos Tribunais de Justiça. É possível realizar inscrição pela internet após o lançamento dos editais.
Por Redaweb e redação
- Assistente Social. Formação, remuneração e funções
- Auxilio desemprego e agendamento do seguro no Ministério do Trabalho
- Chofer ou motorista particular. O que é, capacitação e outros
- Engenheiro civil. O que ele faz, quanto ganha e comemoração do dia
- Funções de um vereador, salário, quantidade por cidade
- Médico alergologista. Campo de estudo, formação e outros
- Mesa de escritório e de computador. Brancas e madeira
- O que é trabalho? Origem, dia, CLT e justiça trabalhista
- O que é um Cacique e qual a sua função. Origem do termo
- Primeiro emprego e oportunidade de trabalho. Tira-dúvidas
- Profissão Brigadeiro: Divisões, hierarquia e especialidades
- Profissão de eletricista: remuneração, mercado de trabalho e outros
- Profissão de marinheiro. Atividades, formação e remuneração
- Profissão de pizzaiolo. Cursos e seu trabalho nas pizzarias
- Profissão de relações públicas. Onde atuam e formação
- Profissão de salva-vidas. Requisitos e mercado de trabalho
- Psiquiatra e a diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista
- TRT 10 DF e Tocantins - consulta de processos e outros serviços
- TRT3 Consulta Processual Trabalhista no TRT MG
- TRT4 RS - Consulta de Processos trabalhistas