Profissão de relações públicas. Onde atuam e formação
Perguntas e respostas sobre a profissão de relações públicas, onde atuam esses profissionais, o que o profissional precisa para ser um relação pública? Quais são as atividades do RP?
O que é relações públicas?
O profissional de relações públicas, frequentemente chamado unicamente pelas siglas ‘RP’ é aquele responsável pela criação, mantimento e divulgação completa de uma imagem favorável e pública de um determinado grupo, empresa, instituição, pessoas ou até mesmo órgãos governamentais.
Onde atuam esses profissionais?
Os relações públicas podem trabalhar em departamentos de relações públicas internas da empresa – seja ela pública ou privada – e também em empresas que prestam trabalho de consultoria/assessoria de imagem pessoal.
O que o profissional precisa para ser um relação pública?
Por ser formado em comunicação social, é fundamental que o relações públicas tenha facilidade para se comunicar, além de ser criativo, dinâmico e interessado em ações sociais. Esse colaborador também deve saber lidar com decisões a curto prazo e deve dominar por completo a língua portuguesa.
Saber convencer, ouvir sugestões, criticidade e facilidade para se expressar também são características que convém muito para esse tipo de profissional, que na grande maioria do tempo, irá trabalhar em equipe.
Qual a formação necessária?
O profissional de relações públicas precisa de formação superior específica em sua área de conhecimento, ou seja, no curso de comunicação social com habilitação em relações públicas.
O curso superior tem duração de quatro anos e, para atuar, o profissional precisa de registro no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas. Sendo assim, ele só pode verdadeiramente exercer a sua profissão com este registro em mãos.
O domínio de algum idioma estrangeiro, especialmente o inglês e/ou o espanhol, também é um grande diferencial exigido por esses profissionais.
Quais são as atividades desempenhadas pelo RP?
O relações públicas atua como uma verdadeira ponte entre as empresas, pessoas e organizações, executando políticas e tarefas específicas que possibilitem a criação de uma imagem positiva do cliente.
Para isso o profissional deve realizar campanhas de divulgação do cliente na mídia, divulgação de informações internas e externas, pesquisas e análise de dados que envolvam opinião pública, atividades sociais e muitos outros programas que integrem o cliente com a comunidade em que ele atua, como é o caso da organização de feiras, entrevistas coletivas, concursos e demais atividades.
Por Redaweb e redação
- Assistente Social. Formação, remuneração e funções
- Chofer ou motorista particular. O que é, capacitação e outros
- Como emitir negativa FGTS, CND ou Certidão de negativa de débitos
- Concursos públicos. Como se inscrever, cotas, vantagens e desvantagens
- Maestro e sua atuação no mercado da música
- Médico cardiologista. Áreas de atuação e outros
- Médico dermatologista. Atividades e área de atuação
- Médico Ortopedista. Locais de atuação, ortopedia e oncológica
- Médico pneumologista, o que faz, áreas e rede pública
- Menor Aprendiz. Quem pode ser, salário e carga horária de trabalho
- Carreira militar. Obrigatoriedade do alistamento e serviço militar
- Profissão de marinheiro. Atividades, formação e remuneração
- Profissão de oftalmologista. Formação, remuneração e características
- Profissão de relações públicas. Onde atuam e formação
- Profissão de sushiman. O que é e o que ele faz
- Profissão de taxista. Qualificação, salário e Uber
- Profissional Nota 10. Propósito, persistência e ética
- Psicanalista e Psicanálise. História, grandes nomes e outros
- Seguro desemprego, PIS/PASEP e cartão Cidadão
- Senador: Funções, candidato e visita ao Senado Federal