Profissão de office-boy. Curso, salário e regulamentação
Perguntas e respostas sobre o office-boy. A profissão é regulamentada? É necessário fazer algum curso para ser office-boy? Qual é o salário deste profissional, entre outras perguntas.
O que faz um office-boy?
Toda empresa, seja ela grande ou pequena, precisa de uma pessoa que faça os serviços simples do dia a dia. Embora mais simples, são serviços que demandam tempo e precisam de alguém para fazer. Com isso um office-boy pode ser útil para isso, que além de servir como aprendizado para ele, traz benefícios para a empresa.
O termo office-boy vem do inglês, onde office é escritório e boy é menino, garoto, jovem.
Entre as atividades que normalmente ele desempenha nas empresas, estão:
- Serviços bancários. Pagamento de contas nas agências bancárias, enfrentar filas de banco para fazer depósito, retirar documentos e outras atividades financeiras, estão entre as mais comuns desta atividade profissional.
- Organizar, separar e transportar documentos importantes. Dependendo da empresa, a circulação de documentos pode acontecer bom bastante frequência. A organização desses, a classificação e guarda é uma tarefa de grande valor para as corporações.
- Enviar mensagens para clientes, fornecedores ou outros funcionários. Este é um trabalho comum também e inclui o envio de e-mails ou contato por outros canais online, como pelas redes sociais ou ainda pelo tradicional telefone.
- Serviços de cartórios. Autenticar documentos, reconhecer firma de assinaturas e outras atividades burocráticas são comuns e impostas a esses profissionais aprendizes.
- Entre outros.
Enfim, coisas que fazem a diferença para o funcionamento da empresa, mas que, se fossem feitas por outros funcionários que já possuem outras funções, poderiam não ser executadas da forma atenciosa que os office-boys/girls fazem, afinal, estas são as únicas funções de um office-boy.
Office-boy é uma profissão regulamentada?
A CLT ainda não possui uma regulamentação específica para office-boy. Regras existem e a lei deve ser cumprida, mas não há um piso salarial nacional estabelecido e nem uma legislação própria para este profissional. Há, no entanto, modalidades específicas de office-boy, como os motoboys (que nada mais são do que office-boys que usam motos para se locomover e cobrir distâncias maiores), que possuem regras mais rígidas e uma regulamentação específica.
É necessário fazer algum curso para ser office-boy?
Como é uma função que não exige grandes conhecimentos em nenhuma área específica, a profissão de office-boy não exige cursos profissionalizantes ou superiores para ser executada. Geralmente a função de office-boy é executada por pessoas mais jovens ou que estão iniciando sua carreira no mercado de trabalho. É comum encontrar pessoas que possuem mais de um emprego, sendo um deles o de office-boy em alguma grande ou pequena empresa. A função de office-boy, aliás, não é muito explorada por empresas de grande porte, já que há setores bem definidos e cada um cuida do seu trabalho.
Qual é o salário de um office-boy?
Os rendimentos de um office-boy não são altos, já que não é necessário ter muito estudo para desempenhar esta função. Normalmente se paga um salário mínimo, mas é possível ganhar mais dependendo da empresa e das funções que são executadas. Office-boys que trabalham com moto ou outros meios de locomoção também podem ter maiores salários. É importante ter em mente que a função de office-boy pode ser uma grande porta de entrada para cargos mais altos dentro da empresa, portanto o estudo deve ser contínuo e a busca por melhores oportunidades deve ser constante.
Por Redaweb e redação
- Profissão administrador de empresas, auxiliar e assistente administrativo
- Certidão previdenciária. Infrações, prazos e procedimentos
- Como descobrir o numero do PIS e Saque no PIS/PASEP
- Curriculum vitae e currículo. Layout, objetivo profissional e pretensão salarial
- Funções de um vereador, salário, quantidade por cidade
- Médico alergologista. Campo de estudo, formação e outros
- Médico angiologista. Formação e área de atuação
- Médico gastroenterologia. Endoscopia digestiva e doenças
- Menor Aprendiz. Quem pode ser, salário e carga horária de trabalho
- MTE - Ministério do Trabalho, CBO, profissão e ocupação
- Profissão de carpinteiro e marceneiro, mercado de trabalho
- Profissão de enfermeiro. Curso, salário em enfermagem e área de atuação
- Profissão de freira. Requisitos e tira-dúvidas
- Profissão de manequim. Salário e diferença para modelo
- Excêntrico. Significado e exemplos de profissões excêntricas
- O que é promotor de Justiça e oficial de justiça. Formação e profissão
- Psiquiatra e a diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista
- Senador: Funções, candidato e visita ao Senado Federal
- Ticket alimentação. Consulta de saldo do cartão, benefícios e outros
- Urologista, quando procurar e problemas no sistema urinário