Profissão de mineiro. Diferença de minerador e outros
Perguntas e respostas sobre a profissão de Mineiro. Qual a diferença entre mineiro e minerador? Por que é uma das “piores” profissões do mundo?
O que faz um mineiro?
O Mineiro tem a importante profissão da retirada de pedras preciosas do subsolo e produzir ligas com eles. É uma profissão que requer muita boa vontade devido às inúmeras dificuldades encontradas ao longo do percurso, já que é uma profissão onde o empregado não fica sentado em uma mesa selando arquivos. Não. O contato com o solo é diário e o esforço físico é exorbitante.
Qual a diferença entre mineiro e minerador?
Não há propriamente uma diferença entre ambas. Segundo o dicionário Aurélio, ambas as palavras são sinônimas e podem ser usadas igualitariamente. A dúvida circunda a população devido à cultura criada de que minerador era o trabalhador que colocava a mão na massa (ou na pedra, nesse caso), enquanto que o Mineiro era quem financiava a exploração.
Por que esta é uma das “piores” profissões do mundo?
Seus riscos são enormes. Desde a prisão dos mineiros chilenos no Chile, a população pode ver a dificuldade da profissão que enfrenta todos os dias o perigo de um desmoronamento das minas e condições complexas de trabalho diário, muito pela dificuldade em oferecer condições boas de trabalho, já que as atividades ocorrem em cavernas subterrâneas sustentadas por estruturas simples que são rapidamente montadas.
E por que ainda atrai muitos bons olhares para pessoas em busca de emprego?
O salário é algo que ainda atrai muitos olhares pelo motivo da grande quantidade de vagas disponíveis e o salário ser algo de grande atração aos jovens que necessitam adentrar no mercado de trabalho. E não só jovens, homens com mais idade – alguns demitidos dos empregos de anos e anos – buscando entrar novamente no mercado de trabalho com seus 40 anos de idade. O vasto número de oportunidades e os salários agradam, apesar de seus riscos iminentes.
Como se tornar um mineiro?
Para se tornar um Mineiro é necessário a obtenção de uma concessão que o possibilita explorar as terras em busca de minérios que não estejam sobre proteção do monopólio governamental (petróleo, gás natural e substâncias radioativas). Essa concessão permite que o minerador explore uma área que pode compreender entre 50 ha. até 2000 ha.
Como é o salário da categoria?
O salário da categoria é relativamente bom, já que não há a necessidade de escolaridade ou cursos específicos. Há o aprendizado com os próprios trabalhadores da mina. Por isso, os salários variam muito conforme função. Podendo ficar entre R$ 3 mil a R$ 10 mil reais, estima-se.
Por Redaweb e redação
- Profissão administrador de empresas, auxiliar e assistente administrativo
- Carta de apresentação e recomendação. Modelo e definição
- Certidão negativa INSS. CDP e CDN, Pessoa física e jurídica
- Chofer ou motorista particular. O que é, capacitação e outros
- Crea. Profissões que exige CREA, como fazer, entre outros
- Massoterapeuta e Massoterapia. Benefícios e funções
- Médico obstetra, o que é, onde e com quem ele trabalha
- FGTS, lei para o trabalhador e a empresa. Cálculo, revisão e correção
- O que é trabalho? Origem, dia, CLT e justiça trabalhista
- Profissão de Advogado. Curso de direito e a profissão
- Profissão de almoxarife. Características, qualificações e mercado
- Profissão de ator ou atriz. Salário e formação
- Profissão de chefes de cozinha e diferença para cozinheiro
- Profissão de poeta. O que ele faz, curso e outros
- Profissão manicure. Salário e trabalho nos salões de manicures
- O que é promotor de Justiça e oficial de justiça. Formação e profissão
- Segurança, ética e higiene no trabalho
- Senador: Funções, candidato e visita ao Senado Federal
- Trabalhe conosco. Cadastro de curriculum no site e chances de emprego
- TRT4 RS - Consulta de Processos trabalhistas