Profissão de bispo. Origem e Visão católica e evangélica
Perguntas e respostas sobre a profissão de bispo. Qual a sua origem, o que dizer sobre a missão de governar e atuar na organização da igreja. Visão católica e evangélica.
Qual a origem do bispo?
Nos tempos de Jesus Cristo, logo no começo da pregação evangélica, os 12 apóstolos tiveram o privilégio de escolher alguns colaboradores. Logo depois que Cristo morreu, era responsabilidade desses escolhidos sucederem na evangelização da mensagem cristã e no governo das novas comunidades. De início, eles eram chamados de sucessores dos apóstolos. A real incumbência destes legatários era zelar pelas comunidades que estavam sendo criadas em volta dos apóstolos, a fim de que a sua vida evangélica fosse vigiada.
A partir daí a definição de “episkopein”, que significa supervisionar, e de “epíscopus”, que quer dizer bispo, começou a fazer sentido. Ou seja, o bispo é aquela pessoa cuja divina e sublime missão é ser responsável pelos seus fiéis, sob a responsabilidade de suceder autenticamente os apóstolos.
Na Igreja Católica, o Papa é quem indica e nomeia um novo bispo. Quando eleito, ele ganha a perfeição do sacramento da Ordem através da determinação de outros três bispos e por meio da oração e da unção consecratória.
Qual a visão católica de bispo?
Devido a sua autoridade sagrada e abençoada, provinda desde o tempo dos apóstolos, o bispo tem como missão agir, dentro das suas igrejas, de acordo com o legado do Senhor. Assim, é de sua inteira responsabilidade agir de maneira que todos os fiéis sirvam inteiramente a Jesus Cristo, através do seu corpo e do seu sangue. Desse modo, ele deve convencer, alertar e intervir as pessoas à santidade e à verdade, rumando sempre através das suas virtudes e dos seus exemplos.
Qual a visão evangélica de bispo?
Em algumas igrejas evangélicas o termo bispo também é usado, mas como muitas diferenças em relação ao que ocorre na Igreja Católica. Para os evangélicos, o bispo tem a função de governar a igreja no sentido de administrar. Embora ele também seja um pastor, mas seu papel está mais relacionado a liderança de uma denominação sem ser atribuído a ele nenhum poder especial, além da sua função de organizar a igreja.
Em outras palavras, para os evangélicos ele é um homem como qualquer outro e não é superior, nem inferior em absolutamente nada no que diz respeito ao relacionamento com Deus. Os evangélicos acreditam que os homens têm livre acesso a Deus através da pessoa de Jesus Cristo e com isso seus líderes, como pastores, bispos e outros devem atuar no sentido de ensinar, cuidar e propagar o evangelho.
Todas as igrejas evangélicas usam o termo?
Não. A maioria na verdade usa apenas o termo pastor para o dirigente de uma igreja e em muitos casos o termo bispo é substituído por pastor presidente, quando este está na função de direção de uma denominação ou regional, por exemplo.
Nas igrejas evangélicas é comum encontrar os seguintes termos para alguns cargos ou funções:
- Bispo / Pastor Presidente: Quando é o dirigente máximo de uma denominação ou de uma regional por exemplo;
- Pastor local: Quando ele é pastor em uma determinada igreja local ou congregação;
- Presbítero: Em algumas igrejas ele é um membro de um conselho que administra os assuntos da igreja. Em outras igrejas ele é uma espécie de pastor, podendo dirigir congregações ou outros trabalhos eclesiásticos;
- Evangelista: Também figura como um pastor, mas geralmente não é comum ele dirigir igreja e sim realizar pregações e ensino na igreja;
- Diácono: É uma pessoa que trabalha na igreja durante as reuniões ou cultos, no sentido de auxiliar o pastor, prestar assistência aos participantes, entre outras funções;
- Cooperador: Faz basicamente a mesma coisa que o diácono, com exceção de algumas atividades específicas, como servir a Santa Ceia.
- Missionário: Quem é enviado para outras regiões, especialmente outros países para a pregação do evangelho e /ou organização de uma igreja local.
Por Redaweb e redação
- Contracheque online PR, MG, PE, RJ, prefeitura e INSS
- Design de Interiores. Áreas de atuação, cursos e outros
- FGTS retido e saque. Como sacar e usar para construção
- Home Office ou Escritório em Casa. Perguntas e Respostas
- Médico gastroenterologia. Endoscopia digestiva e doenças
- Médico mastologista. O que faz, formação e trabalho
- Médico otorrinolaringologista ou otorrino, doenças e atuação
- Menor Aprendiz. Quem pode ser, salário e carga horária de trabalho
- MTE - Ministério do Trabalho, CBO, profissão e ocupação
- O que é auxilio transporte e alimentação
- Profissão de aeromoça ou comissário de bordo
- Profissão de esteticista. Quanto ganha, quem pode ser e outros
- Profissão de gari. Importância, atividades e formação
- Profissão de taxista. Qualificação, salário e Uber
- Profissão de terapeuta ocupacional
- Profissional Nota 10. Propósito, persistência e ética
- Promotor de vendas. Perguntas e respostas sobre a profissão
- Recursos humanos. Admissão, demissão e gestão de pessoas
- O que é Sine, como cadastrar o currículo e outros serviços
- TRT3 Consulta Processual Trabalhista no TRT MG