Profissão de Advogado. Curso de direito e a profissão

Perguntas e respostas sobre a profissão de advogado. Quantos anos dura o curso de direito e o que este profissional faz e onde normalmente ele trabalha? Remuneração e exercício da profissão.

» Página Inicial

No Brasil existem diversas profissões regulamentadas por lei, isto significa que para exercê-la é necessário cumprir os critérios estabelecidos na lei que a regulamentou. Administrador, médico, engenheiro, arquiteto, dentista, entre outros estão na lista de profissionais que precisam se adequar a lei para poderem trabalhar e isto se aplica também a advogados.

Para se tornar um advogado é preciso primeiro ter formação superior em direito e, além disso, após o término da faculdade, ser aprovado pela prova da Ordem dos Advogados do Brasil, considerada uma avaliação bastante difícil.

Quando uma pessoa conclui o curso de direito, mas não foi aprovado na prova da OAB ele ainda não pode trabalhar como advogado. Muito criticam esta situação, mas é assim que funciona.

Justiça

Quantos anos dura o curso de direito?

O curso superior de direito tem a duração de 5 anos e pode ser feito em uma infinidade de faculdades e universidades em todo o Brasil. Além das aulas, para conseguir conquistar um diploma no curso de direito, os alunos precisam cumprir, no mínimo, 300 horas de estágio obrigatório onde aprenderão sobre a vida prática de um profissional em sua área de atuação.

Existem muitas faculdades e universidades que oferecem o curso de direito, mas é preciso ficar atendo a qualidade deles, pois como já foi explicado acima, não basta concluir a faculdade, tem se ser aprovado no exame da OAB depois.

O que um advogado faz?

Um advogado é, acima de tudo, um defensor da lei. Ele pode trabalhar para defender, acusar uma pessoa ou uma empresa em diversas situações diferentes e, por meio do seu trabalho, procura fazer com que as leis sejam respeitadas e colocadas em prática da melhor forma possível para seu cliente. Muitas pessoas contratam advogados para aconselhar a respeito de contratos, relações entre empresas e etc.

Mas a área de atuação é bem ampla e dependerá em partes da especialidade que ele escolheu. Existem diversas especialidades no ramo do direito, sendo as mais comuns, as seguintes:

Ser advogado é uma profissão tão complexa quanto as outras. Para que um advogado seja um bom profissional, ele precisa conhecer a fundo as leis do país e da área de atuação escolhida e sempre se manter atualizado para chegar aos melhores resultados possíveis.

Onde ele trabalha?

Advogados podem trabalhar em empresas de diversos ramos, cuidando de contratos e das relações da empresa com funcionários, ex-funcionários, instituições, concorrentes e parceiros. Pode trabalhar também em instituições públicas, em empresas de advocacia especializadas em diferentes áreas como as de família, trabalhista, eleitoral, prisional, propriedades e fins. E, por último, também pode ser um profissional liberal trabalhando em escritório próprio atendendo aos mais diversos casos.

Qual a remuneração?

Geralmente os advogados não possuem um salário fixo, a não ser que trabalhem em empresas ou atuem como advogados em empresas de advocacia. O salário de um advogado pode variar de acordo com as causas que ele ganha.

Todos que se formam em direito são advogados?

Não. Quando se termina o curso de direito o estudante pode escolher diversas outras profissões, todas ligadas às leis e ao cumprimento das regras. Vale ainda ressaltar que para exercer a profissão é necessário ser aprovado na prova da OAB que é a Ordem dos Advogados do Brasil.

Por Redaweb e redação


Veja também: