O que é trabalho? Origem, dia, CLT e justiça trabalhista
Perguntas e respostas sobre o que é o trabalho. Qual a sua origem, significado, sinônimo e quando se comemora o seu dia? Perguntas sobre o Ministério do Trabalho, carteira profissional e justiça trabalhista
É muito comum, em conversas informais, pessoas associarem os conceitos de trabalho e emprego como sinônimos, porém, são palavras que possuem um significado diferente. A associação de trabalho com emprego se tornou comum basicamente após o desenvolvimento das indústrias, quando as relações capitalistas se tornaram dominantes em todos os meios sociais.
Porém, nem sempre essa confusão aconteceu e a palavra trabalho teve o sentido comum de hoje em dia. Conheça abaixo o significado desse conceito e seus sinônimos.
O que é trabalho?
Trabalho é um fator econômico onde uma pessoa dedica tempo e emprega a força, a criatividade, o saber ou a habilidade durante determinado tempo a fim de ser remunerado. Em outro sentido a palavra trabalho também pode ser usado nas atividades escolares e acadêmicas, como é o caso do famoso TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
O termo “trabalho” pode ter vários significados a depender do enfoque utilizado. Basicamente, pode-se utilizar a noção da física, em que trabalho indica a medida de esforço feito pelos seres humanos. A partir desse conceito, pode-se pensar o trabalho como toda atividade realizada, independentemente de haver ou não um retorno por ela ou uma expectativa de resultado final.
Na economia, a palavra trabalho está ligada à produtividade. Dessa forma, todo trabalho possui uma expectativa, uma meta a ser cumprida. Dentro dessa noção, pode-se refletir o trabalho como a medida para o sucesso, isto é, o meio que possibilita ao homem alcançar metas, realizar sonhos e se expressar com uma intenção.
Junto com produtividade, a palavra “Trabalho” também pode estar ligada a desenvolvimento – de projetos, habilidade, produtos, iniciativas, etc. e com o trabalho também se pode aperfeiçoar as próprias ações.
Na religiosidade, o trabalho muitas vezes é visto como forma de buscar a evolução espiritual, atrelando-o à noção de dignidade.
A refletir sobre a evolução do termo trabalho ao longo da história, pode-se pensar em várias formas dominantes de trabalho, ligadas à servidão e muitas vezes visto como o destino de “seres inferiores” intelecto e espiritualmente, como se pode perceber na escravidão, por exemplo.
A escravidão começou a se tornar uma atividade ilegal a partir do século 19 e então, surge a forma de trabalho assalariado, em que todo trabalho deve ser recompensado na medida de seu esforço. Juntamente a essa mudança de perspectiva, após a Revolução Industrial, o trabalho é visto também como produtividade, implicando que todo esforço humano deve ter um objetivo final a ser cumprido.
Alguns sinônimos de trabalho
Como pôde ser visto, a noção de trabalho está atrelada a diferentes contextos e perspectivas, podendo mudar em cada uma delas. Da mesma maneira, devem ser empregados os seus sinônimos. Alguns dos principais sinônimos pars “Trabalho” são:
Serviço, esforço, atividade, ofício, produção, lida, cuidado, compromisso, obrigação, desenvolvimento (de algo), ação, energia, movimento, etc.
Qual a origem do trabalho?
Para o homem, parece que o trabalho foi imputado a este como castigo, já que isto aconteceu quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e foram expulsos do Paraíso. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19
Contudo, antes mesmo disso acontecer Deus já trabalhava, pois em 6 dias, criou ou céus, a terra e tudo que neles há. Mais tarde, na ocasião do Novo Testamento, Jesus disse: Meu pai trabalha até hoje e eu também.
Quem regulamenta o trabalho no Brasil?
No Brasil nós temos a famosa CLT que é a Consolidação das Leis do Trabalho, contudo cabe ao Ministério do Trabalho fiscalizar, organizar e fazer valer as leis trabalhistas no país.
Quando se comemora o dia do trabalho?
No Brasil a comemoração ocorre no dia 1º de maio e é um feriado nacional.
O que é a Carteira de Trabalho?
É um documento que todo trabalhador precisa ter. Nela é anotado o registro de trabalho, bem como outras informações relacionado ao salário, troca de turno, aumento de carga horária, transferência do trabalhador, demissão, entre outras informações.
O que é a justiça do trabalho?
A justiça do trabalho está representada no Brasil pelo Tribunal Superior do Trabalho, pelos tribunais regionais do trabalho e as varas do trabalho. A função da justiça do trabalho é acatar as reclamações trabalhistas e proceder a devida conciliação ou julgamento da causa.
Qual a importância do trabalho?
É através dele que obtemos a renda para a nossa sobrevivência. Além disso o trabalho movimenta toda a economia, traz desenvolvimento e bem estar para as pessoas. Do ponto de vista emocional ele atua como terapia, nos ajudando a mantermos o equilíbrio necessário para as atividades cotidianas.
- O que é Coren - Conselho Regional de Enfermagem
- Crea. Profissões que exige CREA, como fazer, entre outros
- Curriculum vitae e currículo. Layout, objetivo profissional e pretensão salarial
- Design de Interiores. Áreas de atuação, cursos e outros
- Despachante aduaneiro. Função, obrigatoriedade e outros
- Lei do seguro desemprego. Domésticas, abono salarial e parcelas
- Major. Funções desta patente, salário e nomes
- Massoterapeuta e Massoterapia. Benefícios e funções
- Médico cardiologista. Áreas de atuação e outros
- Médico nefrologista. Conheça a especialidade
- Carreira militar. Obrigatoriedade do alistamento e serviço militar
- Primeiro emprego e oportunidade de trabalho. Tira-dúvidas
- Profissão de cerimonialista. Remuneração, mercado de trabalho
- Profissão de chefes de cozinha e diferença para cozinheiro
- Profissão de manequim. Salário e diferença para modelo
- Profissão de mineiro. Diferença de minerador e outros
- Promotor de vendas. Perguntas e respostas sobre a profissão
- Tipos de trabalho formal e informal, voluntário, autônomo e outros
- TRT 5: BA e TRT 9: PR - Consulta de processos, acordos e certidões
- TRT 6: PE - Pernambuco e TRT 7: CE. Denúncia e consulta de processos