Neurologista: Formação, doenças tratadas e área de atuação.

Perguntas e respostas sobre o neurologista. Qual é a sua função, quais são as doenças tratadas pela neurologia, onde este profissional pode atuar, formação necessária, entre outras perguntas.

» Página Inicial

Qual é a formação de um neurologista?

Para ingressar na carreira de neurologista, é necessário concluir o curso de medicina e efetuar residência em neurologia.

É importante salientar que o profissional que atua no ramo da neurologia tem que estar a par de vários conhecimentos que envolvem noções de biologia, química e bioquímica. Além disso, diante do avanço tecnológico de computadores e máquinas que monitoram atividades cerebrais, é pertinente também possuir noções de informática.

Onde o neurologista pode atuar?

O profissional que atua como neurologista pode trabalhar em hospitais, clínicas, bem como seguir carreira acadêmica e de pesquisa científica.

Como está o atual mercado para esse profissional?

O mercado para o médico neurologista apresenta-se com boas perspectivas. Apesar do elevado número de profissionais que optam por essa área, ela é ainda uma atividade que constantemente requer aquecimento.

Além disso, a neurologia também se subdivide em ramos específicos, tais como a neurologia geral, a neurologia infantil, entre outros.

Qual a média salarial deste profissional?

Um neurologista ganha, em média no Brasil R$8.000,00. Este salário pode variar dependendo de onde trabalha se é em consultório particular ou em unidades públicas, dependendo da sua carga horária, etc.

Como é o mercado de trabalho?

A área de neurologia e neurocirurgia, ainda é bem carente de profissionais no Brasil. Poucas são as pessoas que partem para esta área, mesmo ela sendo uma das mais bem remuneradas. O que faz com que ela seja pouco procurada por estudantes de medicina é a sua complexidade e o longo tempo para a sua formação. Também está no ranking de investimento estudantil mais alto.

Por Redaweb e redação


Veja também: