Como descobrir o numero do PIS e Saque no PIS/PASEP
Perguntas e respostas sobre como descobrir o numero do PIS. Quando poderei sacar a minha Quota do PIS/PASEP? Não possuo cartão cidadão quais documentos irei precisar para consultar meu PIS?
O PIS - Programa de Integração Social é uma contribuição de natureza tributária que as empresas precisam fazer em favor de seus funcionários. Esta contribuição é usada pelo governo para financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e também o Abono Salarial, que é pago anualmente a trabalhadores com até dois salários mínios de ganhos mensais.
Para ter direito a esses e outros benefícios relativos ao trabalho, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS e é gerado um número de identificação que será usado por toda a sua vida.
Há casos que por diversos motivos o trabalhador não tenha em mão este número e mostraremos abaixo como descobrir.
Como descobrir o número do PIS?
Existem diversas formas de descobrir. Abaixo mostraremos algumas delas.
Carteira de Trabalho: Consulte, geralmente, a última folha da sua carteira profissional, pois é comum haver uma ficha com a inscrição no PIS. Nem todas as carteiras terão esta opção. Então se não for esse o seu caso, parasse para a próxima opção.
Extrato do FGTS: No extrato do FGTS também vem anotado o número do PIS e é uma das formas mais simples também de obter. Se você recebe o extrato em casa pelo correio, basta observar na parte superior dele que o número estará lá. Para ter acesso de outras formas ao seu extrato, consulte este post que mostra como ter acessar o extrato do FGTS pela internet, aplicativo, correio e pela agência da Caixa.
Pessoalmente nas Agências bancárias: Para saber o número do PIS pessoalmente deverá ir até o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Será necessário a apresentação de todos os documentos que devem ser original, sendo um deles documento com foto 3x4.
O que é o saque do PIS?
Na verdade o termo correto é Abono Salarial e ele é pago anualmente a trabalhadores que tenham carteira assinada e que recebem até dois salários mínimos por mês. Além disse, eles precisam ter trabalhados pelo menos dois meses no ano anterior ao recebimento, ou seja, o pagamento é sempre feito em relação ao ano anterior.
O saque pode ser feito de várias maneiras, como mostrado abaixo:
- Agências: Você poderá ir até uma agência da Caixa e realizar o saque na boca do Caixa. Esta opção é indicada para pessoas que não possuem o Cartão Cidadão ou não lembram a senha de acesso a ele.
- Caixas Eletrônicos: Se você tem o Cartão Cidadão e sabe a senha dele, poderá consultar o saldo disponível, bem como realizar o saque nos caixas eletrônicos da Caixa. Esta é a opção mais prática e rápida para o recebimento.
- Conta na Caixa: Se você é correntista da Caixa, geralmente eles já fazem o depósito diretamente na sua conta. Isto vai acontecer de acordo com o calendário de pagamentos que é divulgado anualmente pela instituição e depende do mês de nascimento de cada pessoa.
- Holerite: É possível também receber diretamente na empresa onde você trabalha. Não sei como funciona este procedimento em todas as empresas, mas onde eu trabalho, geralmente eles avisam que o dinheiro do PIS está disponível, mas como eu geralmente já faço o saque antes, não recebo por lá.
- Crea. Profissões que exige CREA, como fazer, entre outros
- Folha de pagamento. Importância e informações contidas
- Médico angiologista. Formação e área de atuação
- Médico nefrologista. Conheça a especialidade
- Médico obstetra, o que é, onde e com quem ele trabalha
- O que é trabalho? Origem, dia, CLT e justiça trabalhista
- Piloto Comercial. Certificado, requisitos, salário e outros
- Primeiro emprego e oportunidade de trabalho. Tira-dúvidas
- Profissão de Advogado. Curso de direito e a profissão
- Profissão de aeromoça ou comissário de bordo
- Profissão de gari. Importância, atividades e formação
- Profissão de Jornalista. Curso, áreas de atuação e outros
- Profissão de marinheiro. Atividades, formação e remuneração
- Profissão de oftalmologista. Formação, remuneração e características
- Profissão de pizzaiolo. Cursos e seu trabalho nas pizzarias
- Profissão de terapeuta ocupacional
- Recursos humanos. Admissão, demissão e gestão de pessoas
- Sebrae. Serviço para micro e pequena empresa. Consultoria e cursos
- TRT 10 DF e Tocantins - consulta de processos e outros serviços
- TRT 21: RN - Consultar processo pelo site