Profissão de bombeiro Civil. Salário e formação
Perguntas e respostas sobre a profissão de Bombeiro Civil. Qual a remuneração, mercado de trabalho, as principais funções, regulamentação da profissão, formação necessária, entre outros.
Um bombeiro civil é o profissional responsável pela proteção da população em caso de incêndios ou outros acidentes. Também realiza salvamentos por terra, água ou ar e é o responsável pelo teste e pela inspeção de equipamentos de segurança e treina equipes para agir em situações de risco.
Qual a formação exigida?
É preciso ter ensino médio completo e conhecimento de todas as normas contidas na NBR 14608. Há diversas escolas especializadas na formação de bombeiros civis e as aulas incluem ensinamentos sobre as atividades operacionais da profissão, como fazer a prevenção e o combate ao incêndio, primeiros socorros, análise de riscos, salvamentos terrestres e em altura, quais são os produtos perigosos e inflamáveis e também sobre o uso de EPIs e sobre EPRs.
Além disso, os profissionais devem se manter atualizados e continuar estudando sempre que houver alguma alteração nas normas.
Qual a diferença entre um bombeiro civil e um militar?
Os bombeiros civis, também chamados de brigadistas, não seguem a carreira militar e obrigatoriamente devem fazer o curso de Formação de Bombeiros Civis, como citado anteriormente. Estes profissionais possuem uma formação menos complexa do que os militares e por isso costumam agir sempre em conjunto.
Qual é o ritmo de trabalho deste profissional?
Um bombeiro civil deve estar sempre alerta e pronto para o trabalho. Apesar de haverem escalas, é comum ter que atuar em feriados e finais de semana. Em alguns casos, mesmo quando se está de folga, poderá ser chamado a comparecer ao trabalho, já que os acidentes podem ocorrer a qualquer momento e hora do dia. A jornada de trabalho é de 12 horas com 36 de repouso.
Qual é o salário de alguém que atua profissionalmente nesta área?
Depende do estado onde o profissional atua. Em cidades menores os bombeiros ganham salários menores, mas independentemente disso, os valores são sempre acrescidos de 30% pela periculosidade. De forma geral, um bombeiro ganha o valor do piso para sua profissão e atuação, que fica entre R$ 1.645,51 a R$ 2.995,00. O valor também altera de acordo com seu tempo de experiência.
Para consultar os salários atualizados desta e de outras profissões, acesse o site: https://www.salarios.org.br/#/salariometro
Por Redaweb e redação
- Como descobrir o numero do PIS e Saque no PIS/PASEP
- Curriculum vitae e currículo. Layout, objetivo profissional e pretensão salarial
- Funções de um vereador, salário, quantidade por cidade
- Médico ginecologista. Formação, atividades e profissão
- Médico nefrologista. Conheça a especialidade
- Médico otorrinolaringologista ou otorrino, doenças e atuação
- Médico pneumologista, o que faz, áreas e rede pública
- Menor Aprendiz. Quem pode ser, salário e carga horária de trabalho
- Neurologista: Formação, doenças tratadas e área de atuação.
- Operador de caixa. Remuneração, formação e mercado de trabalho
- Profissão de almoxarife. Características, qualificações e mercado
- Profissão de escriturário. O que é, importância e remuneração.
- Profissão de freira. Requisitos e tira-dúvidas
- Profissão de Jornalista. Curso, áreas de atuação e outros
- Profissão de Massagista. Salários, área de atuação e mercado de trabalho
- Profissão de operador de empilhadeira. Perguntas e respostas
- Profissão de sushiman. O que é e o que ele faz
- Telemensagem e telemarketing. Requisitos e posturas do operador
- TRT 21: RN - Consultar processo pelo site
- TRT4 RS - Consulta de Processos trabalhistas