Profissão administrador de empresas, auxiliar e assistente administrativo
Perguntas e respostas sobre a profissão de administrador de empresas, auxiliar e assistente administrativo. Diferenças e em quais setores do mercado o assistente ou auxiliar administrativo pode trabalhar.
Acredito que a área da administração seja o seguimento com maior possibilidade de absorver mão-de-obra em muitas organizações. O que quero dizer é que quase todas as empresas, precisam de administração, desta forma o profissional desta área tem um amplo mercado para trabalhar e a demanda por auxiliares técnicos e administradores ocorre tanto empresas públicas como privadas, de pequeno, médio e grande porte.
Quais as vantagens de escolher a profissão de administrador?
A visão histórica e profunda de um produto. O Administrador adquire, por meio de seus estudos, um ponto de vista único que abrange o passado, o presente e o futuro. Os estudos que cercam os cursos de administração de empresas focam no conhecimento primário, no ganho secundário e na visão para o futuro como terciário. É a pirâmide que cerca o Administrador de Empresas: conhecimento, lucro, sucesso.
A administração está ligada a organização, decisão, planejamento e execução de ações que visam dar às empresas ou às pessoas competitividade mercadológica, estratégica e posicionamento da organização dentro do mercado. A atividade de administrar é muito ampla e envolve ações como realizar planejamentos, estabelecer formas de organizar processos de trabalho, produção, venda, distribuição, entre outros. Cabe ao administrador enxergar a empresa como um todo e colaborar com todas as esferas, desde a concepção das ideias até a realização da atividade última da organização.
Trabalhos relacionados à competência futura de uma empresa. As funções circundam desde escritório à contabilidade. É o coordenador geral que tem como principal função fazer o carro-chefe se movimentar em busca de ganhos futuros para a empresa. Ao Administrador de Empresas compete as funções de comando, organização e guia de todos os funcionários da empresa.
Quais as áreas de atuação?
A flexibilidade é grande dentro do universo do administrador de empresas. Ele pode atuar desde uma consultoria até mesmo em um hospital, exercendo funções cuja raiz é totalmente diferente. Porém, sua coordenação e guia para o sucesso são fundamentais. O começo é duro, mas recompensador. Auxiliar de escritório, auxiliar administrativo e ir crescendo rumo a um lugar na diretoria.
Como evoluir na carreira de administrador?
Organização e estudo diário são dicas fundamentais para seguir. Profissionalizar-se aprendendo novos idiomas, novos softwares, etc. É muito importante ser o quebra-galho e o coordenador dos mais inexperientes. Passar tranquilidade e esclarecimentos sobre toda e qualquer dúvida.
A profissão é bem remunerada?
Você vai ganhar dinheiro, sim. Mas sempre com a cautela de crescer com consciência e calma. Não pule etapas. Ganhe experiência, estudos, chão. Isso tudo será de grande valia para crescer, mas sempre mantendo os pés no chão para melhorar e ser de grande importância para a empresa a ser coordenada. Tenha calma, paciência e conhecimento.
Quem pode fazer bacharelado em administração?
Qualquer pessoa pode fazer um curso de bacharelado em administração ou existem alguns critérios para filtrar pessoas que têm alguns pré-requisitos e que apenas esse tipo de pessoa pode se inscrever e consequentemente fazer o curso superior de administração?
Bacharelado é um curso superior de graduação e portanto a exigência para fazer esse curso é que o aluno tenha concluído o ensino médio e que tenha se submetido ao processo seletivo para aprovação naquele curso. Desde que a pessoa atenda a esses dois critérios, ele poderá tranquilamente fazer um curso de bacharelado em administração ou em qualquer outra área do conhecimento. Existem alguns cursos que exigem certa afinidade com a área, como acontece com o curso superior de música, mas no caso da administração os pré-requisitos são apenas os mostrados acima, ou seja, conclusão do ensino médio de ser aprovado no vestibular.
Evidentemente que a pessoa precisa fazer uma autoavaliação para concluir que a administração seja uma área com qual ela tenha alguma afinidade e que consiga desenvolver dentro desta área do conhecimento. Algumas faculdades oferecem chamados testes vocacionais onde você pode avaliar se o ramo da administração é aquele que você deve estudar e dar sequência ou se deve optar por outra área.
Quais as especializações para a área?
Marketing, recursos humanos, gestão financeira, comunicação interna e empresarial. É sempre importante buscar cursos de especialização para aprender e contribuir com a empresa e com os funcionários. Além dos demais, cursos de idioma são um importante diferencial no currículo.
Existe uma quantidade enorme de cursos de pós-graduação que são destinados para área de administração, sem contar o famoso MBA que é sigla de Master Business Administrator, uma espécie de especialização em administração de alto nível.
Além dos cursos de pós-graduação, existem cursos livres ou de extensão universitária que podem ser úteis para atualização sobre os conceitos da administração que de tempo em tempo podem sofrer mudanças, como ocorre nas áreas contábeis, de marketing de recursos humanos, por exemplo.
Assistente ou auxiliar administrativo
Em quais setores do mercado o assistente ou auxiliar administrativo pode trabalhar? Bem, o profissional da área administrativa poderá desenvolver tarefas em diversos setores, desde pequenos comércios até grandes empresas.
Na verdade é uma área muito ampla e pode envolver o setor financeiro, compras, vendas, marketing, estoque, entre tantas outras possibilidades. A administração já é muito ampla e no caso de auxiliares e assistentes a coisa pode ser bem diversificada.
Os profissionais da área administrativa em geral trabalham diretamente com questões ligadas ao cotidiano administrativo de empresas e comércios, como, por exemplo, realizando atividades na área contábil, financeira, fiscal, de marketing empresarial, além de também exercer funções na área de compra e venda.
Qual a diferença entre assistente e auxiliar administrativo?
O assistente administrativo é um cargo especificamente desenvolvido por quem é formado no curso técnico de administração. A formação técnica em administração dura em média um ano e meio, e o aluno tem aulas sobre o mundo administrativo em geral, desde aulas de contabilidade, economia, marketing, informática, legislação empresarial, gestão de empreendimentos e linguagens. Uma vantagem é que o curso técnico pode ser feito junto ao ensino médio, fazendo assim com que o estudante termine seus estudos com o título de técnico. Já o auxiliar administrativo é uma função que não necessita de diploma para sua realização.
Qual o papel do assistente administrativo?
O profissional que trabalha como assistente administrativo desempenha o papel de assessor direto ao administrador da empresa em que trabalha. Ou seja, o assistente é o braço direito do administrador, sue papel é otimizar todas as tarefas de cunho administrativo, financeiro, além de lidar com os dados da empresa, informações estratégicas, entre outras coisas do mundo empresarial, para que os dados e informações cheguem de forma organizada ao administrador, que é quem vai decidir o que será feito na empresa. Para almejar o cargo de assistente administrativo, o profissional deve possuir curso em técnico de administração.
Qual é o papel do auxiliar administrativo?
Já auxiliar administrativo é uma função onde não é necessário possui o curso técnico, ficando hierarquicamente abaixo do cargo de assistente administrativo. No entanto, seu papel dentro de uma empresa é muito semelhante ao de um auxiliar administrativo: o auxiliar irá lidar com funções ligadas à administração, desde questões financeiras até dados informativos e estratégicos da empresa em que trabalhará.
Por Redaweb e redação
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